Bike na medida certa
Confira as dicas de Cleber Ricci Anderson para ter a sua bike na medida certa.“De nada adianta ter uma bicicleta cara e sofisticada se esta estiver fora de medida para seu dono. Bike e selim na medida, rendimento máximo.”Uma “bike errada” pode levar muita gente ao médico. Pessoas muito altas pedalando bicicletas minúsculas e pessoas de baixa estatura debruçando-se por cima para agarrar o guidom, têm as maiores chances de serem os próximos nas salas de espera.JoelhosPedalando com o selim muito baixo, estaremos aumentando a tensão nos joelhos, mais precisamente nas rótulas. Esses ossos, localizados dentro do tendão patelar, escorregam por cima da articulação do joelho. Quanto mais baixo o selim, mais força será necessária para a pedalada, a bicicleta renderá menos e a força de tensão do tendão patelar sobre os joelhos será muito grande. Resultado: dor!Tendão de Aquiles e ciáticoCom o selim muito alto, estaremos esticando nossos tendões de Aquiles, localizados em cima dos calcanhares, forcando-os até o micro-estiramento de suas fibras. Da mesma forma, o nervo ciático também será prejudicado. Conclusão: dor!
Altura do selimCada um dos vencedores de Tours de France tem uma fórmula própria para a determinação da altura do selim, mas resumindo-se todas chegaremos à conclusão:
medida básica: a sola do pé abaixo do calcanhar encosta levemente nos pedais com a perna totalmente esticada e relaxada (como na foto ao lado).Sem rebolarPara termos a certeza da altura correta do selim, devemos montar na bike e pedalar aocontrário com os calcanhares apoiados.
Devemos perceber se estamos ou não movimentando o quadril. Caso afirmativo, é sinal que o selim está alto. Devemos abaixar aos poucos o selim e repetir a operação até que o quadril se estabilize.Tamanho do quadroDepois de acertarmos o selim, deveremos analisar se o quadro está de acordo com nossas dimensões.
Se você não conseguiu acertar a altura do selim e não parou de rebolar porque o selim não abaixava mais ou pedala como um sapo, porque o selim não aumenta mais e o canote literalmente acabou, pode separar uma grana para trocar de quadro ou de bicicleta. Às vezes gastamos centenas de reais na manutenção de um automóvel e, com esta mesma grana poderíamos ter trocado de bike.Tabela do quadro idealestatura aproximada tubo superior tamanho comercial MTB estrada MTB estrada 1,50 a 1,60 m
1,55 a 1,70 m
1,65 a 1,75 m
1,73 a 1,85 m
1,75 a 1,90 m
1,85 a 2,00 m20,9″ a 21,4″
21,5″ a 21,9″
22,0″ a 22,5″
22,6″ a 22,9″
23,0″ a 23,4″
23,5″ a 24,0″53,0 a 54,4 cm
54,7 a 55,6 cm
54,7 a 57,1 cm
57,4 a 58,3 cm
58,6 a 59,4 cm
59,6 a 60,0 cm14″
16,5″
18″
19″
20″
22″menos de 51 cm
53 cm
55 cm
57 cm
59 cm
61 cm
Conferindo a posturaSe o quadro está dentro das especificações e o selim está na altura correta, só falta afinar a postura definindo a altura, o tamanho e inclinação do avanço, e o tipo e altura do guidom.
Mountain bike: eixo no meio do avanço
Pedalando em posição relaxada, a linha imaginária entre os olhos do ciclista e o eixo do cubo da roda dianteira deve passar no meio do comprimento do avanço. Esta postura faz com que a bike fique “na mão”.
Estrada: regra do esconde eixo
LazerPara pedalar um pouco mais relaxado, com um pouco mais de conforto deve-se, a partir da regra do “eixo no meio do avanço”, diminuir um pouco o comprimento do avanço e instalar um guidom mais alto.
Medindo o tubo
Bicicletas como a da foto ao lado têm o tubo superior inclinado. Sendo assim, a medida do tubo superior é feita do centro do canote de selim (A), até a base da caixa de direção superior (B). Neste exemplo, o tubo superior mediu 22 polegadas para uma pessoa de aproximadamente 1,70 m referindo-se numa loja a um quadro tam. 18″.
FONTE: www.sampabikers.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário