É muito comum ouvir a recomendação “procure um nutricionista!”. Quando e por que procurar esse profissional?
Muitas pessoas acham que o nutricionista é um profissional procurado somente para o emagrecimento. Fala-se em nutricionista e o primeiro pensamento que vem à cabeça é o de ficar sem comer, morrer de fome, uma tortura tremenda, mas, na verdade é muito diferente disso tudo.
O nutricionista atua diretamente com a medicina preventiva por meio da alimentação. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), 80% de doenças cardíacas e AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) e 40% dos casos de câncer poderiam ser evitados por intermédio de uma alimentação saudável e equilibrada.
Dessa forma, quando falamos em procurar um nutricionista, queremos que sua alimentação receba uma atenção especial e seus objetivos sejam alcançados.
Para aqueles que praticam esportes, o plano alimentar deve proporcionar um alto rendimento e a nutrição torna-se parte essencial para o desempenho do atleta nas competições e treinos.
Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e que promovam o aumento da resposta imune, é fundamental para nos proteger contra infecções. O sistema imune age com a finalidade de defender nosso organismo de agentes infecciosos que existem no ambiente (vírus, bactérias, fungos, parasitas, protozoários e corpos estranhos) que podem nos causar doenças. Se as pessoas tivessem o hábito e a preocupação de procurar um nutricionista para montar um cardápio saudável, teriam muito menos incidência de doenças causadas por vírus e bactérias.
Nutricionista deve ser procurado para prevenção e tratamento em todas faixas etárias
A criança, a partir de 6 meses, precisa ter certos nutrientes incluídos na alimentação, adolescentes estão em fase de crescimento, adultos começam a ser mais sedentários e idosos precisam de uma alimentação muito personalizada.
Dessa forma, a ida ao nutricionista, está associada à uma melhor qualidade de vida, seja para ter mais energia durante o dia e reduzir o cansaço físico e mental, seja para ter o intestino funcionando regularmente, ou por estética para ter pele, unhas e cabelos saudáveis.
A nutrição não é sinônimo de fome, não está relacionada com abrir mão dos prazeres de consumir os alimentos de que mais gosta. É possível consumir doces, pizzas, churrasco, chocolates, etc. O profissional de nutrição organiza a ingestão desses alimentos de forma a disciplinar e educar os indivíduos quanto ao consumo destes alimentos. Sabe-se que a alimentação é um dos prazeres da vida e tem relação direta com o bem estar e a questão psicológica, que é o ponto chave para o sucesso.
O profissional de nutrição não é aquele que proibe tudo, coloca defeito em tudo que você come e serve apenas para dietas de emagrecimento. Ele é o profissional mais capacitado quando o assunto é alimentação e suplementação além de ser o único que, por lei, tem o preparo para prescrever uma “dieta” (plano alimentar) personalizada bem como suplementos industrializados e manipulados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário