sábado, 18 de abril de 2015

MOUNTAIN BIKE - COMO ESCOLHER A SUA

Tipos de Mountain Bikes

As Mountain Bikes variam substancialmente dependendo do tipo de modalidade que você pratica. Basicamente, são quatro tipos:
Cross-Country, Trail, Freeride, Downhill
Mountain Bikes Cross-Country – Elas também são conhecidas como "Bikes XC" e são feitas para serem utilizadas em trilhas de cross-country para uso recreacional ou competitivo. Elas podem ser de dois tipos – full-suspension (com suspensão na frete e atrás) ou hardtail, que tem suspensão apenas na frente. Nos dois casos, o curso da suspensão raramente e maior do que 100mm. Aros de 26”e 29” são os mais comuns. Elas são muito boas para subidas de morros mas não oferecem muito conforto para a descida. Mountain Bikes Trail – As bikes de Trail ou Trilha (normalmente chamadas de "all-mountain bikes") trabalham bem em diversas situações. Para ser classificada como Trail bike, os quadros e os garfos têm um curso de suspensão entre 100mm e 150mm. Se você esta procurando uma bike que e capaz de fazer tudo, este é o tipo bicicleta a indicado. Se você não quer ser perfeito em tudo e apenas cuprir suas missões, este é o caminho! Mountain Bikes Freeride – As bikes para Freeride são full-suspension (com suspensão na frete e ates) e fabricadas para uma utilização em trilhas agressivas. O curso da suspensão típico esta entre 140mm e 180mm. Mountain Bikes Downhill – Bicicletas de Downhill são feitas para descer morros rapidamente. Elas normalmente tem dupla suspensão com um curso de suspensão dianteira entre 180mm e 250mm para absorver grandes impactos.


Materiais do Quadro


Quadro de Mountain Bike
Em geral, boa parte da sensação que você tem em uma bicicleta vem do material que o quadro é fabricado. Sendo assim, este e um fator importante a ser considerado. Quadro de Alumínio – O alumínio é leve, rígido e de custo acessível, sendo assim é uns dos mais comuns materiais para quadros de bicicleta. Como ele e muito rígido, bicicletas de alumínio são caracterizadas por possuírem uma pedalada levemente mais dura do que as aquelas feitas com aço-cromo ou titânio. Quadro de Fibra de Carbono – A fibra de carbono e basicamente finas tiras de carbonos que são torcidas e trancadas juntas como um tecido. Para fazer a fibra de carbono assume um formato especifico, elas são colocadas em camadas sobre um molde e depois embebidas em resina ou plástico. A fibra de carbono esta entre os materiais mais leves e muito utilizado em bikes de cross-country e all-mountain bikes. Sendo assim, se você busca leveza, esta pode ser uma excelente opção. Quadro de Aço-Cromo– O aço cromo é forte como o aço porem mais leve e elástico oferecendo uma pedalada macia. Entretanto e mais pesado que o Alumínio, o Carbono e o Titânio. Quadro de Titânio – O Titânio é mais leve e forte que o aço. É muito caro também e por esta razão é encontrado em quadros de alto padrão. O Titânio também oferece uma pedalada bem macia pois e um material bem flexível. Combinação de Materiais – Muitos quadros são construídos com uma mistura de materiais. Por exemplo, o triangulo pode ser em fibra de carbono e a parte de fixação das rodas em alumínio. Um quadro misto pode proporcionar melhor rigidez ou amortecimento em casos específicos.


Tamanho do Quadro

A forma mais comum de medir o tamanho de uma mountain bike e na posição de pé. Você precisa de boa distância do tubo superior quando você esta parado, principalmente em terrenos irregulares. Esta distancia deve ser algo em torno de 10cm. O tamanho do quadro é tipicamente medido entre o centro do pedivela e aparte superior do tubo do assento (veja figura). Muitos fabricantes fornecem seus próprios quadros de tamanhos (veja exemplo abaixo).
Tamanhos de BikesMedida de Quadros de Bicicleta


Tamanho da Roda

É muito raro encontrar uma mountain bike com uma roda diferente de 26”em bicicletas para downhill e freeride. Entretanto, se você estiver considerando cross-country ou all-mountain bike, você pode decider entre 26” e 29”. Diâmetros maiores passam mais facilmente sobre obstáculos e os pneus podem rodar com menos pressão de ar proporcionando melhor tração. Por outro lado, elas são mais pesadas, mais flexíveis e existe uma menor variedade de pneus disponíveis.

FONTE: www.monsterbike.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário