sábado, 18 de abril de 2015

PNEU DE BIKE FURADO - COMO TROCAR?

Pneu de Bike Furado

Um pneu de bike furado pode ser facilmente reparado. As causas são inúmeras, variando de uma válvula com vazamento até umpneu de bike estourado. Mas não importa a razão, use este artigo para aprender a reparar o seu pneu de bike.

Passo 1: Remova a Roda

É mais fácil concertar o pneu de bike se você primeiro remover a roda. Retirar a roda é um processo de duas etapas:

Primeiro, Solte os freios

Freio de Bike
A maioria dos conjuntos de freio usam um sistema de liberação rápida para desconectar e reconectá-los facilmente. A localização exata e design destes sistemas de liberação vai depender do tipo de freio que você possui.

  - Alguns têm uma saliência na extremidade do cabo de freio que fica encaixado em um entalhe no braço do freio. Aperte e aproxime os braços do freio para soltar o cabo. 
  - Outros têm uma alavanca de liberação rápida que pode ser aberta para liberar os freios
  - Se a sua bike tem freios a disco, tenha cuidado para não tocar no rotor quando se abre o mecanismo de liberação rápida. O rotorestá localizado muito perto da alavanca de liberação rápida e pode ficar quente o suficiente para queimá-lo.

Em seguida, solte a roda

Uma vez que você desconectou seu conjunto de freio, a roda ainda está presa ao quadro ou garfo (dependendo se é a roda traseira ou dianteira) pelo eixo da roda. Para liberar o eixo, verifique se você tem uma alavanca de liberação rápida (blocagem) ou uma porca e, em seguida, siga os passos abaixo.

 Roda presa com sistema de blocagem:

Blocagem
Roda dianteira: Para remover a roda dianteira, basta abrir a alavanca da blocagem para liberar a tensão. Considerando que os freios estão desconectados, a roda da frente provavelmente vai sair.
Observação: Algumas bicicletas têm dispositivos de retenção concebidos para realizar uma roda no lugar mesmo quando ablocagem é aberta. Se a roda não sair após a abertura da  blocagem, desapertar a porca no lado oposto até que a roda tenha mais espaço para a roda sair. Para dispositivos diferentes, checar o manual do fabricante.
Roda traseira: A remoção da roda traseira é quase tão fácil como a remoção da roda dianteira. Quase. A corrente dificulta um pouco.
Antes de retirar a roda traseira, mudar a sua corrente para a menor engrenagem traseira (cassete). Para isso, ajustar o câmbioe girar o pedal até que a corrente se posicione na ultima engrenagem (a menorzinha).
Vire a bike de cabeça para baixo, vire a parte traseira da blocagem do eixo da roda até que esteja totalmente aberta. Você pode precisar desapertar a porca ligeiramente no lado oposto. Puxe para trás o seu desviador traseiro do câmbio para se dar um pouco de folga, em seguida, retire a roda com a outra mão. A roda deve liberar-se livre sem ficar enroscado na corrente. Se a rodapermanece estável, é provável que haja um dispositivo de retenção de segurá-lo no lugar.  (Ver "Observação", acima.)

Roda presa com porcas:

Elas funcionam como eixos com blocagem, exceto que eles devem ser soltos com uma chave de boca, em vez de uma alavanca, por isso demora um pouco mais.
Para soltar um parafuso no eixo, basta usar 2 chaves de boca, uma de cada lado do eixo da roda. Segure firme com uma e gire a outra no sentido anti-horário. Afrouxe as porcas até a roda liberar e siga os mesmos procedimentos citados na remoção com sistema de blocagem.

Passo 2: Procure o local danificado

É importante encontrar a origem do seu pneu de bike furado. Pode ser um prego que já saiu, deixando você com um furo em seupneu de bike e câmara de ar. Ou pode ser um espinho ou um pedaço de vidro que ainda está preso no pneu de bike e pode danificar a câmara de ar.

  - Primeiro, verifique a superfície externa do pneu de bike para detectar quaisquer sinais de danos ou desgaste de coisas como objetos estranhos alojados nas ranhuras, cortes ou rasgos na parede lateral do piso ou do pneu de bike, ou sinais de desgastes/rachadura na banda derodagem.
  - Em seguida, analisar o interior do pneu de bike (ver abaixo) e verificar tanto a câmara de ar e a superfície interior do pneu de bike para os danos similares.


Chegando na parte interna do pneu

A maioria dos pneus da bicicleta são mantidos no interior dos aros com uma combinação de aperto física e pressão do ar.
Primeiro, solte todo o ar restante de seu pneu de bike furado, pressionando o êmbolo no centro de sua válvula do pneu de bike(válvulas Presta devem ser abertas em primeiro lugar. Para isso, retire a tampa da válvula e gire a válvula anti-horário.) Em seguida, retirar o pneu de bike utilizando o seguinte procedimento: 
  - Tente retirar o pneu de bike com a mão, empurrando uma borda em direção ao centro do aro. Se isso não funcionar, useespátulas de pneus para facilitar.
Espátulas

  - Quando se utiliza espátulas de pneus, começar na área do seu pneu de bike do lado oposto da válvula (para evitar danos à haste da válvula). Utilizar a ponta da espátula de pneu de bike para erguer a lateral do pneu de bike para cima e passar sobre a borda do aro. 
  - Se não for possível retirar o pneu de bike com apenas uma espátulas, colocar uma segunda de uma maneira semelhante a uma distância de 2 ou 3 raios ao lado da primeira. (espátulas de pneus vêm com um entalhe útil que pode facilitar mantendo aespátulas no lugar.) Alguns fabricantes de pneus sugerem ir deslizando a segunda espátulas ao longo da borda para longe da primeira para desalojar mais do pneu de bike. Outros sugerem o uso de uma terceira espátulas de pneus para evitar possíveis danos no pneu de bike e / ou aro.
Espátula
Uma vez que uma lateral do pneu de bike está livre, você deve ser capaz de retirar o restante com as mãos. Remover a câmara de ar de dentro do pneu de bike, puxando a haste de válvula para fora através do aro em primeiro lugar. O resto da câmara deve deslizar para fora facilmente quando puxado. Tenha cuidado ao retirar a válvula para fora através da borda, como borda muitas vezes é afiada, você pode danificar a válvula.

Procurando a causa do pneu furado

Danos na câmera podem ser difíceis de detectar. Se você não vê quaisquer furos ou rasgos óbvios, tente inflar a câmara de ar de modo que você pode verificar se há fuga de ar. Para encontrar vazamentos muito pequenos, passar a câmara perto de seu olho ou pode ser mergulhado em água e olhar se sem bolhas.
Dica: Deixe o pneu de bike na mesma posição da roda (ou faça uma marca) de modo que você pode verificar se há danos nos pneusuma vez que o vazamento na câmara é descoberto.
Se você não conseguiu encontrar qualquer dano na câmara, verifique a válvula. Se a haste da válvula ou a base está cortada, rachada ou severamente gasta, esta pode ser a causa do vazamento. Se for a válvula, a câmara deverá ser substituída.
Se a válvula está em boas condições, verifique o interior do seu aro. Procure saliências nas extremidades raios ou outras áreas que podem ter danificado a câmara.
Uma vez que o dano da câmara foi descoberto, verifique o pneu de bike também. Use a haste da válvula para deslocar a câmara de ar para que você possa encontrar o mesmo local no pneu de bike. Procure os objetos encravados no pneu de bike. Em seguida, vire o pneu de bike de dentro para fora e fazer uma inspeção visual completa da superfície interna, analisando lentamente em torno dopneu de bike. Se você encontrar quaisquer cortes, espremê-los para separar a borracha e olhar se tem qualquer coisa enfiada nopneu de bike. Use um alicate para remover qualquer objeto que esteja preso no pneu de bike.

 Passo 3: Consertar/Substituir a Câmara de Ar

Câmara de Ar
Se o seu pneu de bike sofreu pouco ou nenhum dano permanente (como é frequentemente o caso), sua decisão será a possibilidade de reparar a câmara ou substituí-la.

Reparo

Reparar a câmera de bicicleta é fácil quando você pegar o jeito, e é mais barato também. Kits de remendo disponíveis no mercado contêm tudo que você precisa para criar um remendo eficaz, incluindo passo-a-passo. No entanto, o conserto de uma câmara deve ser considerado um reparo de emergência. Para uma maior confiabilidade e segurança, substitua a câmara remendada o  mais rápido possível.
Kit Reparo
Para reparar uma câmara de bicicleta, siga as instruções incluídas no kit de reparação da câmara de ar que você usa. Kits usam diferentes métodos e materiais, por isso leia as instruções inteiramente antes de começar.

Substituição

Esta é a melhor e, em algumas situações, a única solução para um pneu de bike furado. Você deve substituir a câmara quando o dano é muito grande e grave para a reparo, ou quando um trabalho de reparo falhar.
Observação: A substituição de câmaras é quase sempre mais cara do que remendá-las. No entanto, a resultante combinação depneu de bike / câmara é geralmente mais forte e mais duradouro do que um remendo.

Colocando a câmara de ar e o pneu de volta na roda


  - Verifique se a tira que cobre os encaixes do aro encaixada corretamente. 
  - Inflar a câmara de ar parcialmente para dar-lhe forma e garantir que ele tem ar. 
  - Colocar a câmara no interior do pneu de bike
  - Começando com a haste da válvula, colocar a câmara e o pneu de bike na roda
  - Reinstale uma borda do pneu de bike completamente. 
  - Começando perto da válvula, recolocar o outro lado do pneu de bike no interior do aro. Verificar se a haste da válvula não está torta (deve estar reta e não em angulo). 
  - Proceder em torno da roda (em ambas as direções ao mesmo tempo)para recolocar a outra lateral do pneu de bike dentro daroda. Vai ficando mais difícil à medida que você avança 
  - Aperte ambos os lados do pneu de bike em direção ao centro do aro da roda para facilitar, ou use cuidadosamente umaespátula de pneus para concluir o trabalho. 
  - Uma vez que o pneu de bike e válvula estão no lugar, verificar ao longo de suas bordas, para se certificar de que a câmara de arnão está presa ou sendo “beliscada” pela lateral do do pneu de bike. Isso pode causar outro furo.
Agora encher o pneu de bike lentamente, verificando ambos os lados da borda para se certificar de que a lateral do pneu de bikefica bem encaixada. Verifique a válvula para garantir que ele continue em linha reta. Verificar se a câmara não fica presa entre opneu de bike e o aro. Contorne todo o pneu de bike pressionando ambos os lados do pneu de bike para dentro.
Encher o pneu de bike com a pressão recomendada (impresso no próprio pneu de bike ou no manual do proprietário da suabicicleta). Se você não tem um medidor, aperte o pneu de bike com o polegar até que o mesmo esteja duro ou suba na bicicletacom o seu peso para checar se ainda está murcho.

Passo 4: Reinstalar a Roda

Basta inverter o procedimento que você usou para removê-lo. Volte a colocar a roda no quadro, mantendo o câmbio fora do caminho se você estiver reinstalando a roda traseira.
Se a roda é presa com porcas, mantenha a roda no lugar e aperte as porcas de forma segura. Se um mecanismo de liberação rápida está envolvido: 
  - Verifique se a blocagem está aberta antes de reinstalar o pneu de bike nos encaixes do quadro
  - Certifique-se que a roda está instalado de maneira uniforme, centrado nos encaixes. 
  - Rode a alavanca da blocagem para a posição totalmente aberta, em seguida, vire a porca de ajuste no lado oposto do eixo no sentido horário até que ele resiste girando (não use uma ferramenta para apertar esta porca). 
  - Feche a alavanca da blocagem Certifique-se de recolocar seus freios antes de andar!

Pedale Preparado

Leve sempre uma câmara de ar: É sempre bom levar uma câmara extra. Apenas certifique-se que você tem o tamanho certo. O tamanho da câmara é indicada na parede lateral de seus pneus e no manual do proprietário. Observe também se ela usa uma válvula Schrader (a mais comum, igual a do seu carro) ou Presta (mais fininha).
Pneu BicicletaValvulas
Leve um kit de remendo: Esta é uma alternativa compacta e econômica em relação a uma câmara. As desvantagens? Eles são mais problemáticos e oferecem uma solução menos durável.
Leve espátulas de pneus: Estas facilmente se encaixam em uma bolsa de bicicleta pequena em baixo do banco.
Leve uma bomba: Alguns furos podem ser evitadas simplesmente por andar com pneus que são inflados corretamente. Verifique a pressão de ar antes de cada passeio.
FONTE: www.monsterbike.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário