O cambio é muito útil quando usado de forma correta, facilita as subidas e aumenta a velocidade no plano. Mas deve ser usado com critério para não torcer a corrente levando a um desgaste prematuro das peças sem grandes resultados práticos na velocidade da bicicleta. Não passar as marchas faz com que uma coroa e uma catraca se desgaste mais que as outras, obrigando a trocar toda a relação prematuramente sem ter tido o máximo de aproveitamento.
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Só troque a marcha enquanto estiver pedalando.
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Nunca troque de marcha pedalando para trás.
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Antes de parar com a bicicleta, troque para uma marcha mais leve.
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Diminua a força exercida nos pedais enquanto estiver trocando de marcha.
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Evite trocar de marcha enquanto a bicicleta estiver sofrendo muita trepidação, a corrente pode saltar.
A coroa fica perto do pé e troca-se de marcha no passador da mão esquerda. Quanto maior a coroa mais pesada fica.
O pinhão fica na roda traseira e troca-se de marcha no passador da mão direita. Quanto maior o pinhão mais leve fica.
Para saber o peso da marcha, basta multiplicar o N° da coroa com o N° do pinhão. (foto 1) Quanto maior for o N° mais pesada é a marcha. É importante saber a relação correta entre a coroa e o pinhão para não cruzar a corrente e danificá-la.
Veja abaixo as catracas que podem ser usadas, de acordo com a coroa utilizada. (em vermelho)
Fontes: http://www.fazfacil.com.br
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